CEACA conquista o Secretário Estadual de Educação

Em um breve passeio pela instituição, o Secretário Estadual de Educação Wilson Risolia conheceu alguns dos projetos do CEACA, conversou com a Dona Anna Marcondes, se emocionou com a vontade dos alunos, com a estrutura do Centro Comunitário e destacou os educandos como exemplos a serem seguidos.

A visita começou pelo polo do Coletivo Coletivo Coca-Cola, durante uma aula da educadora Aline Arantes, que explicou como funciona o projeto. Os alunos puderam conhecer melhor o trabalho e as propostas do secretário, que visam o futuro próximo do país. “O Rio de Janeiro já ocupa a sexta posição do IDEB, e estamos trabalhando duro para que vocês possam aproveitar ao máximo o ciclo econômico que vem por aí, com a Copa e os Jogos Olímpicos”, explicou Wilson Risolia, que se encantou com a força de vontade dos educandos. Muitos deles não moram na comunidade dos Macacos, mas agora podem usufruir dos projetos do Centro Comunitário, em virtude da pacificação. “Todos são capazes. Se eu consegui chegar lá, porque todo mundo pode. Vocês estão no caminho certo, buscando educação.”

Na sequencia, o secretário conheceu a cozinha, onde é preparado o almoço dos alunos e a Biblioteca do CEACA, que conta com aproximadamente 2 mil livros, envolvendo contos infantis, enciclopédias e livros técnicos de informática, por exemplo. “Na rede de ensino público fundamental, cerca de 20% dos alunos são analfabetos funcionais. Poder contar com uma biblioteca, é de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade.” Disse o Secretário.

Wilson Risolia não poderia deixar de conhecer o LIMPAR, que troca lixo reciclável por alimentos, e se impressionou com a proposta e com a estrutura do projeto coordenado pela querida Regina Gomes, que conta com mais de 700 famílias cadastradas e cerca de dez moradores por dia retirando alimentos. “É tudo muito bem organizado.”

Conquistado pelo trabalho do CEACA e a história de vida da Dona Anna Marcondes, Presidente do Centro Comunitário Lídia dos Santos, Wilson Risolia falou ainda que pretende trazer a equipe de comunicação da Secretaria Estadual Educação para fazer uma reportagem com os alunos dos projetos. “Eles são exemplos a serem seguidos.”. E realmente são.

Deixe um comentário